Você sabe qual a relação entre ansiedade e nutrição?
No nosso cérebro temos vários neurotransmissores que interferem diretamente no nosso humor. No caso dos transtornos de ansiedade observamos uma queda dos níveis de serotonina e/ou GABA no cérebro. A serotonina dá aquela sensação de bem estar e o GABA ajuda a acalmar e diminuir agitação. E é justamente nesses neurotransmissores que os medicamentos usados para o tratamento da ansiedade atuam.
Fato é que, para termos uma produção adequada de serotonina no cérebro precisamos garantir um aporte adequado de nutrientes que obtemos a partir da alimentação, que também dá suporte para o crescimento de boas bactérias no intestino. Essas boas bactérias também são responsáveis por produzir vitaminas importantes para a produção de serotonina E para garantir que esses nutrientes de fato formem serotonina. Em um contexto de inflamação, que é muitas vezes causada por uma má alimentação, temos desvios da produção de serotonina para a formação de glutamato, um neurotransmissor que aumenta agitação mental e ansiedade. Além disso existem nutrientes e fitoterápicos capazes de estimular o GABA, que tem justamente ação contrária ao glutamato (ou seja, ajuda a acalmar).
Resumi nas imagens em sequência alguns dos pontos principais no tratamento dos transtornos de ansiedade e como a nutrição pode ajudar em tudo isso.
DICAS PRÁTICAS:
Investigues possíveis deficiências nutricionais
Consulte com seu nutricionista e/ou médico avalie sinais e sintomas de deficiência e exames laboratoriais. Pode ser necessário o uso de suplementos para garantir o aporte desses nutrientes.
QUAL A RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E NUTRIÇÃO?
Deficiências nutricionais comprometem a produção adequada de serotonina.
Uma alimentação pobre em fibras e /ou com caráter inflamatório gera desequilíbrio de microorganismo no intestino (disbiose). O que interfere na absorção de nutrientes e na produção de serotonina no cérebro.
Existem nutrientes e plantas capazes de modular os níveis de gaba no cérebro que é o neurotransmissor que ajuda a acalmar.
COMO MELHORAR OS NÍVEIS DE SEROTONINA?
Garanta os nutrientes importantes para sua produção e ação fisiológica:
Triptofano
Vitamina b3
Vitamina b6
Àcido fólico
Vitamina b12
Ferro
Magnésio
Cromo
Cuide do seu intestino!
Uma alimentação pobre em fibras e rica em proteína animal, açúcar e/ou produtos industrializados favorece o crescimento de bactérias ruins no intestino, que desviam os nutrientes necessários para a produção de serotonina no cérebro.
Além disso, as boas bactérias do intestino são grandes produtoras das vitaminas do complexo B!
Invista em uma alimentação com caráter antiinflamatório e antioxidante. A inflamação aumenta a produção de glutamato em detrimento de serotonina, aumentando agitação mental e piorando os sintomas de ansiedade.
O gaba é o neurotransmissor que ajuda a acalmar (diminuir agitação mentaç)
Nutrientes importantes para sua produção e/ou ação fisiológica:
Magnésio
Vitamina b
Taurina
FITOTERÁPICOS:
Maracujá
Melissa
Camomila
Mulungu
São capazes de aumentar a ativação dos receptores de gaba no cérebro. Podem ser usados na forma de chá (infusão) ou suplementação.
Dicas práticas:
Consuma mais vegetais e frutas, de forma cariada e “colorida”.
São fonte de fibras, que dão suporte para o crescimento das boas bactérias no intestino.
São fonte de antioxidantes e substâncias antiinflamatórias (principalmente se forem orgânicos e/ou da época)
Folhas verde escura são fonte de nutrientes como magnésio e ácido fólico, importantes para a produção de serotonina.
INSIRA MAIS ERVAS E ESPECIARIAS NA ROTINA
Ajudam a modular a saúde intestinal e saúde cerebral em função de suas propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.
Podem ser usadas na forma de temperos e /ou na forma de chás (exemplos: cúrcuma/açafrão da terra, pimenta, gengibre, canela, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, coentro..)