nossos símbolos

Além do cui­da­do em saber de onde vem, a gen­te se pre­o­cu­pa em saber o que é e o que cada ingre­di­en­te pode agre­gar em nutri­ção e sabor a tudo o que cri­a­mos por aqui.

Eli­mi­na­mos de nos­sas recei­tas os aler­gê­ni­cos comuns e abri­mos espa­ço para PANC (Plan­tas Ali­men­tí­ci­as Não Con­ven­ci­o­nais), grãos ances­trais, ingre­di­en­tes fun­ci­o­nais e super­fo­ods, cri­an­do pos­si­bi­li­da­des para dife­ren­tes dese­jos e neces­si­da­des.

E o resul­ta­do é o que você vê aqui: um car­dá­pio amplo e vari­a­do, capaz de pro­por­ci­o­nar nutri­ção, pra­zer e cone­xão a par­tir da ali­men­ta­ção.

Em nos­sas emba­la­gens, você encon­tra os sím­bo­los que expres­sam as esco­lhas que fize­mos para cada uma das recei­tas. Con­fi­ra abai­xo o que sig­ni­fi­ca cada um deles.

Vegetariano

Receitas livres de carne

PANC

Receitas que incluem plantas, folhas e matos comestíveis. Com alto valor nutricional, PANC como o coração
de bananeira, a ora-pro-nobis,
a moringa, o tupinambor, o açafrão da terra,
a capuchinha e tantas outras,
oferecem novas texturas
e experiências, criando sabores únicos e especiais
para nossas receitas.

Sem lactose

Aqui, nossas preparações podem levar manteiga ghee para garantir o sabor e/ou a texturas ideais dos alimentos.

Utilizada há centenas de anos na medicina Ayurvédica, a manteiga ghee é considerada um alimento com alto poder curativo e rejuvenescedor. Originária da Índia, é preparada a partir da retirada, da manteiga tradicional, de compostos tóxicos, gordura saturada e resíduos de lactose de diferentes tipos de leite (vaca, ovelha, cabra, búfala etc). Na Uná, optamos por utilizar a manteiga ghee proveniente do leite de vaca, considerada de qualidade superior pela medicina Ayurvédica.

Vegano

Receitas sem qualquer alimento
de origem animal.

Sem glúten

Encontrado no trigo, no centeio,
na cevada e na aveia, por contaminação, o glúten é uma proteína elástica que deixa bolos e pães fofinhos e crescidos, mas funciona como uma cola em nosso organismo. Ele gruda na parede do nosso intestino, impedindo a absorção correta de boa parte dos nutrientes dos alimentos
que consumimos.

Além disso, algumas pessoas são
alérgicas ao glúten (celíacas) e não
conseguem digerir esse cereal.
Aqui na Uná, nós acreditamos
na socialização através da comida,
e queremos que também os
celíacos possam curtir
as nossas delícias!

Receitas que levam esse selo não utilizam cereais que contêm glúten em suas preparações.
Porém, especialmente para os celíacos, é importante reforçar que os alimentos estão sujeitos à contaminação cruzada devido ao processo de armazenamento e transporte de ingredientes que, por serem realizados por terceiros, ainda não conseguimos mapear (mas um dia chegaremos lá!).

Livre de BPA

Bisfenol A (BPA) é uma substância encontrada nos plásticos transparentes à base de policarbonato que é bastante prejudicial à saúde. De acordo com especialistas, o BPA faz parte de um grupo de toxinas que têm a capacidade de interferir nas sínteses e desequilibrar o sistema endócrino do nosso organismo.

Pode ficar tranquilo.
Todas as nossas embalagens são livres de BPA.

Com bebidas vegetais

Receitas que substituem o leite de origem animal por bebidas elaboradas a partir de ingredientes como coco, inhame e castanha do pará. Essas bebidas são ricas em selênio, cobre, zinco e ferro,
e são facilmente digeridas
pelo organismo.

Sem leite de vaca

A caseína (proteína do leite dos mamíferos) presente no leite da vaca é muito diferente daquela presente no leite materno. Quando a ingerimos, nosso corpo acaba focando boa parte de sua energia em tentar processá-la e, exatamente por isso, acaba não conseguindo aproveitar boa parte dos nutrientes dos alimentos que consumimos. Não usar leite de vaca em nossas preparações foi uma escolha. Entretanto, para garantir o sabor e a textura de algumas receitas, utilizamos a manteiga ghee, feita a partir do leite da vaca.

Eu Reciclo

Contribuímos com
o desenvolvimento e operação de
cooperativas de reciclagem,
para que elas retirem do ambiente
uma quantidade de plástico
equivalente à das embalagens
de nossos produtos.
Assim mesmo, como tem que ser!